segunda-feira, 27 de junho de 2011

Radio Popular e as Ameaças aos funcionários

Soube hoje de mais dois casos em que funcionários foram ameaçados dentro das Lojas da Radio Popular por se recusarem a algo que não poderiam de forma alguma ser obrigados.

No caso estamos a falar de formações durante períodos de férias e/ou folgas semanais.
Um dos funcionários em questão foi ameaçado de que se não comparecesse numa formação que o seu contrato não seria renovado, já no caso de outro que está efectivo a algum tempo na empresa ameaçaram que o mudariam de loja fazendo com que o mesmo tivesse despesas acrescidas e deixasse de lhe compensar trabalhar...

É de muito bom gosto que vejo uma empresa que se intitula como uma empresa amiga do seu cliente(treta) a ter este tipo de atitude para com os seus funcionários...

Senhores da Radio Popular, deviam de ter mais respeito por quem trabalha e quem dá a cara a frente dos vossos clientes todos os dias, levando com tudo o que é de bom deles mas também com tudo o que é de mau, tal como frustrações e reclamações nas lojas...
Tenham vergonha na cara e parem de tratar mal quem trabalha para vos dar de comer e vos fazer andar para a frente.

Todos os funcionários ou ex-funcionários que cá venham parar e possam eventualmente ter situações semelhantes para relatar que o façam através dos comentários...nós vamos encarregar-nos de fazer os devidos posts para dar mais visibilidade a situação.
Não queremos de forma alguma que vos identifiquem, queremos apenas que esta empresa pare para pensar nas atitudes que tem no dia a dia para com os seus funcionários.

14 comentários:

  1. Se aparece um artigo qualquer ao qual os funcionários têm de saber as funcionalidades, para poderem esclarecer as dúvidas dos clientes e se para isso a empresa oferece o curso de formação, só não quer quem lá anda a coçar os tomates.
    Portanto, se em ambos os casos a recusa de formação estiver envolvida, acho muito bem que ponham os funcionários na linha, porque, de acordo com o que disseste e passo a citar, "uma empresa que se intitula como uma empresa amiga do seu cliente" tem funcionários incapazes de fornecer o serviço que alegam não têm qualquer serventia na empresa e, consequentemente, estão a causar prejuízo à empresa.

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  2. Caro visitante.

    A empresa deverá facultar formação aos seus funcionários é verdade e os funcionários deverão comparecer nessas mesmas formações.
    No entanto as formações são para ser dadas no horário laboral e em caso algum numa folga ou período de descanso do funcionário.

    A menos que a empresa se disponha a pagar horas extras, o que não foi o caso pelo que sei.

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  3. Segundo o código de trabalho, se a deslocação de local de trabalho acarretar despesas para o funcionário, as mesmas devem ser pagas pelo empregador.

    Em suma é isto. Espero que ajude

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  4. bom dia caro anónimo,

    Sim é verdade, tal como no código de trabalho diz que o empregador é obrigado a dar formação ao trabalhador...
    No entanto o trabalhador apenas é obrigado a comparecer a essa formação em horário laboral.

    Formações em Periodo de descanso(folgas/férias), o trabalhador apenas comparece se assim o entender.

    Ameaças ao trabalhador são ilegais e podem dar direito a processos disciplinares ao ameaçador, trata-se de tortura psicológica.

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  5. Boas.

    De facto alguns gerentes de loja têm o hábito de marcar reuniões e formações fora do horário laboral. Fazem de propósito só para obrigar os funcionários a deslocarem-se para as lojas e ainda por cima não pagam nada, nem horas extra nem as despesas de deslocação.
    Só pagam as despesas se os locais de formação forem a mais de 50 km do local de trabalho, e mesmo assim os funcionários têm quase que pedir por favor.
    É uma pouca vergonha.
    Só falta arranjarem uns beliches para os funcionários dormirem nas lojas e cobrarem renda.

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  6. E trabalhar semanas seguidas sem folgas? E para folgar alguém tem de trabalhar de manha a noite? E as picagens nas folhas à mão para não terem registo das horas e horas que se faz a mais? E trabalhar com 38º de calor na loja porque não arranjam o ar condicionado (atender um cliente a escorrer suor é muito bonito)? E ter de ir à loja provar que estamos doentes porque se apenas telefonarmos a avisar acham que é ronha para não ir trabalhar (e ao ir provar à loja, acham que estamos muito bem para trabalhar chegando ao ponto de clientes dizerem "você vá para casa porque não está em condições de aqui estar")? E os e-mails de motivação que mandam a dizer que somos uma merda? E o ter de fazer o trabalho de 3 ou 4 pessoas porque não querem contratar mais pessoal (uma pessoa para estes srs serve perfeitamente para atender, vender, repor, limpar, etc)? E marcarem formações para a férias ou folgas das pessoas e dizem que somos obrigados a ir, caso contrário começam as ameaças de transferências de loja ou de ir fazer trabalho que não agrada a ninguém? E cancelarem férias em vésperas quando já temos tudo planeado? E passar na loja nas férias so para dizer um olá às pessoas e meterem-nos a trabalhar porque é preciso alguém assim com muita urgência porque está um cliente irritado pois está à espera de ser atendido à muito tempo? E os constantes telefonemas que nos fazem em férias e folgas para falar de trabalho? E não poder ter vida para além da Radio Popular? Ai de nós sequer pensar em fazer planos sem colocar em primeiro lugar o trabalho. E a maioria sujeita-se porque esta vida não permite ficarmos sem trabalho. E ficaria aqui o dia todo a escrever, isto daria para um livro quase.

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    1. Muito bom dia caro colega, eu neste momento passo por isso e não sofro mais porque sou Delegado sindical, mas o resto é assim que funciona, o ídeial é meter um processo em tribunal para estes senhoras abrirem a pestana, muitos não são contratatos para gerir mas sim para destruir uma loja, porque na forma como gerem , meus amigos ninguém aguenta. Agora é as megas garantias, querem á força que obriguemos os clientes a fazer senão rua é triste, enfim empresa portuguesa e ainda por cima Nortenha desculpem a expressão para é para bo Português ver...
      E esta empresa tem os dias contados portantos os funcionários que abram a pestana e não assinem nada sem se informar.

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  7. O país está como está por pessoas como aquela que controla este blog, os donos da empresa com certeza que trabalham bastante mais horas que qualquer funcionário, isto para manter a empresa segura e poder assegurar os empregos de pessoas como tu, caro blogger, que só sabem reclamar!! Pensa nisso e agradece antes aqueles de que reclamas.

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    1. Vais me desculpar mas um DO que ganha sensivelmente base de 4000 € e um patrão que ganha sensivelmente 5000 € base, fora premios e carros de empresa como por exemplo BMW serie 5 e Citroen C5. Desculpa não se andam a esforçar o suficiente para melhorar a empresa mas sim a enterrarem se mais. Que andem com carros mais economicos como clios e peugeot 206 que assim poupam. Um vendedor tem de estar motivado, não estando o que acontece é que deixam a empresa por outra em que ai pagam pelo seu esforço e dedicação. RADIO POPULAR = EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR. Trabalhas, Trabalhas e recebes o salario minimo. As pessoas que relatam factos aqui, é porque já os viveram ou viram alguem a sofrer por tipos como estes que só querem gastar gasoleo e passear por ai.
      P.S. - Para nao falar no advogado que tambem ganha sensivelmente de base 4500 €.
      Já agora querem tornar o SAP tão seguro, que peçam ao TIC para fecharem as black doors porque qualquer um que tenha pc e sap instalado e um pouco de inteligencia mexe em todo o sistema interno de gestão de stocks, ainda nenhum colaborador se lembrou de brincar com os stocks, quando se lembrarem vão andar meses para descobrirem onde para os artigos.
      Grande sistema :) Parabens SAP pelas tuas black doors.
      Continuem assim, estão num bom caminho para fecharem a empresa. Tenho pena das pessoas que lá trabalham que não tem culpa nenhuma e que dão o litro para receberem uma ninharia ao final do mes.

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  8. Boa noite,

    É incrivel... Este post é de 2011, estamos em 2017 e as coisas continuam na mesma.
    O estupido disto tudo é haver quem cumpra tudo nem que faça 31 dias de trabalho...

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    1. Infelizmente vou tendo sempre relatos de colegas que ainda lá continuam que estao na mesma situacao...


      Porque é que ninguém se dispoe a meter estes canalhas em tribunal?

      Enquanto funcionário nunca o fiz porque iria ser apenas um e na verdade ainda iria ser criticado por aqueles que mais reclamam e pelos lambe botas.

      Basta unirem-se e dizer um grande basta na cara deles...

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Olá.
    Sei que venho um bocado tarde,só tive conhecimento deste blog hoje mas não podia deixar de passar a oportunidade de dar razão ao Ano nimo (19 de Agosto de 2012 19:40).
    Trabalhei na Rádio Popular durante 1 ano e meio,durante todo este tempo e se quis manter o emprego não tive vida familiar ou social. Trabalhava 2 turnos seguidos, 2 semanas antes de eu entrar de férias avisam-me que estavam canceladas (já tinha os planos todos feitos),no mês de Dezembro tiraram as folgas aos funcionários da loja por ser mês de Natal e convinha aproveitar para facturar.
    Tinha alturas de ter 2 secções a cargo sem ajuda,tinha de abordar clientes,vender,limpar,repor e muitas vezes passava 5 horas seguidas sem ir ao wc ou uma pausa para me alimentar.
    Ao final desse tempo todo e após voltar de 2 semanas de férias, entro no turno da manhã, faço o meu horário e só no fim o gerente me disse que precisava falar comigo,esperei 45 mn até depois da minha hora de saída para ele me dizer que o meu contrato não iria ser renovado e que no dia seguinte não precisava de me apresentar ao serviço,mandou-me entregar as camisolas e até um dia.
    Andei mais de 1 ano a trabalhar de forma escreva para levar um valente chuto,durante semanas vi colegas a serem dispensados como eu. Iamos de férias, voltávamos,cumpria-mos o horário e no fim era um despedimento, sentiam-nos humilhados. Todos sabiam que iamos ser demitidos ao final daquelas 9 horas de serviço mas ninguém nos avisava.
    Vi muitas vezes as altas chefias a entrar na loja como se fossem reis,iam aos restaurantes gastar aos 500€ e metiam como despesa de loja,bons carros,boas viagens e quem fazia todo esse dinheiro aparecer era despedido sem dó e com muita humilhação.
    O que me fizeram na Rádio Popular não desejo a ninguém.

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    1. Olá Dani,
      Parte das coisas que referes também vi acontecer com outros colegas de trabalho ao longo dos 8 anos que passei nesta empresa.

      Infelizmente, parece que tudo continua igual, mudou o nome mas o cheiro da merda continua a ser o mesmo.

      Na verdade irá continuar a ser enquanto as chefias enquanto nao mudarem as chefias.

      Segundo colegas que ainda lá continuam ou que entretanto voltaram, as coisas nao estao muito diferentes daquilo que eram em 2012.

      Felizmente já nao faco parte disso...

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